quarta-feira, 9 de junho de 2010

Gilberto Braga conta bastidores de minissérie em livro (Danuza Peixoto)

CLAUDIA DIAS

Colaboração para o UOLO autor Gilberto Braga lançou na noite desta terça-feira (8/6), o livro “Anos Rebeldes – os Bastidores da Criação de uma Minissérie”. Cercado de amigos como Eriberto Leão, Bete Mendes, Luigi Baricelli e Lavínia Vlasak, entre outros, ele realizou a noite de autógrafos no saguão da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro. “Fiz um livro para os jovens autores. Muitos deles me pedem e eu mesmo, quando jovem, vivia pedindo para os autores mais experientes mostrarem como se escreve para a televisão. Este é o texto completo da minissérie”, explicou o autor.



Sobre a escolha da minissérie, Gilberto também tinha uma explicação peculiar. “Os meus maiores orgulhos são as minhas minisséries: Anos Dourados e Anos Rebeldes. Esta última, eu achei mais bem escrita, eu tive mais tempo para fazer, e acho que acabou ficando melhor. Por isso, a escolhi para ser retratada”, completou.



Do aguardado elenco, apenas Bete Mendes prestigiou a noite de autógrafos. “A minissérie merecia mesmo um livro. Sem dúvida foi o meu trabalho mais fantástico. Por isso, não canso de relembrar, nem mesmo 18 anos depois”, afirmou a atriz.



Maria Clara Gueiros e Eriberto Leão, que não participaram da minissérie, estão escalados para a próxima novela do autor, que tem o título provisório de Lado a Lado, e estreia prevista para janeiro de 2011. “Tenho todos os DVDs da minissérie e choro sempre que vejo. Este livro vai servir para mostrar que o nosso trabalho não é só glamour como algumas pessoas acham: desde o diretor fazendo leituras até contratempos que os atores também têm”, divertiu-se Maria Clara.



Outro que se lembrou bem da minissérie foi Eriberto Leão. “Foi um momento enigmático da nossa televisão. Muito importante para todos nós. Mas também, o Gilberto é um dos mestres da nossa dramaturgia, sempre me emocionou”, completou o ator, que em Lado a Lado vai viver um piloto de avião.



A novela, aliás, foi assunto proibido na mini coletiva do autor. “Eu já escrevi 18 capítulos, mas não quero falar muito sobre isso. Ainda está muito cedo, a novela só estreia em janeiro. Senão, perde a graça até lá. Só posso falar sobre o elenco, que já está escolhido: Fábio Assunção, Glória Pires, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Eriberto Leão, Maria Clara Gueiros e Ana Paula Arósio, entre outros”, finalizou.

Nenhum comentário: