ANDREY KRONBERG/AFP
Pelé tem "boa recuperação" após cirurgia na próstata
Depois de passar por uma cirurgia na próstata, o ex-jogador Pelé, 74, deve receber alta do hospital Albert Einstein, em São Paulo, hoje. “O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado após procedimento cirúrgico, sem intercorrências e com boa recuperação”, diz o boletim médico divulgado ontem, que era a previsão inicial de liberação hospitalar do ex-jogador.
“O resultado dos exames revelou tratar-se de uma hiperplasia benigna, portanto, sem incidência de tumores. A previsão de alta é amanhã (hoje), ainda sem horário”, conclui. Segundo a assessoria do ex-jogador, ele foi internado na noite de quarta, 6, para realizar exames de rotina que são feitos a cada seis meses.
Na boletim de quinta, 7, o hospital falou em cirurgia “de ressecção transuretral da próstata”. Trata-se de um procedimento feito para remover parcial ou total essa glândula.
É inserido um instrumento na uretra para remover a parte da próstata que estiver obstruindo o fluxo de urina. Pode ser feito com anestesia geral ou raquidiana e é indicado quando a próstata aumenta e obstrui a uretra. Isso dificulta ou até mesmo impossibilita a eliminação da urina.
Em 24 de novembro de 2014, o Rei do Futebol foi internado no mesmo hospital após exames de revisão de sua cirurgia de cálculos renais revelarem um quadro de infecção urinária. Três dias depois, ele foi transferido para a UTI e precisou submeter-se a uma hemodiálise para ajudar o rim a filtrar o sangue.
No mesmo período, foi revelado pelo estafe de Pelé que ele retirou o rim direito há mais de 30 anos. Em tese, a falta de um rim poderia retardar o tratamento no hospital.
O ex-jogador só recebeu alta no dia 9 de dezembro. Ficou 15 dias internado.
“Não fiquei com medo de morrer. Sou um homem de Três Corações e isso não vai acontecer”, brincou durante entrevista na época. (Folhapress)
> TAGS:
PELÉ